sábado, 22 de julho de 2017

Danças Femininas Integradas

Danças Femininas Integradas

Resumo: A aula de Danças Femininas Integradas une diversas danças femininas (ancestrais e contemporâneas), espiritualidade feminina (ao vivenciar a dança como uma prática sagrada que nos conecta com o divino), terapias, meditações e trabalhos corporais para despertar a consciência do seu corpo e da sua própria feminilidade, acessando energias femininas guardadas e reconhecendo as já despertas, entrando em contato com as várias faces de nós mesmas. Uma forma de cura, integração, celebração, transformação e muito mais... que descobriremos dançando.



A essência feminina habita em nosso corpo, a espiritualidade feminina atua no corpo, e a dança é uma das formas mais rápidas de acessá-la, resgatá-la ou despertá-la.
Na Antiguidade a dança e a espiritualidade não se separavam, a dança era uma maneira de se conectar com o divino, dando à mulher a condição de se identificar com a deusa.

“Cantar, dançar e rezar não eram atividades separadas. Tudo podia ser, e era, pertencente ao sagrado.” (Lucy Penna)

“Quando o ser humano da antiguidade dançava, ele vivenciava os deuses em torno de si.” (Maria-Gabriele Wosien)

A dança é uma oração em movimento, e nosso corpo é o templo onde o sagrado habita.

Através da prática de diversas danças femininas (ancestrais e contemporâneas) transitaremos entre as mulheres de diversas culturas em diferentes períodos, descobrindo-as dentro de nós.
Experimentando diferentes maneiras de dançar, de se expressar através do corpo, explorando diferentes qualidades de movimento e trazendo a essência primordial que faz com que aquela dança aconteça em seu corpo, buscaremos a sutileza de cada gesto, respeitando os detalhes, reativando em nós a memória ancestral que olha para o corpo e para o feminino de uma maneira diferente da que nos foi ensinada no mundo moderno.

“As danças ancestrais incorporam padrões sagrados ligados à imagem arquetípica da Grande Mãe” (Laura Shannon)
Imagens arquetípicas que através da dança apenas recordamos e voltamos a ser a mulher que já fomos há milhares de anos quando éramos consideradas sagradas.
Reproduzir danças ancestrais no mundo contemporâneo reverbera algo em nós, são mensagens codificadas através da estrutura, da forma, da intensidade, do peso, tamanho, ritmo, tempo ou postura de cada dança, tudo tem um significado simbólico e carrega uma mensagem, que com olhar atento e amoroso, sensivelmente, podemos decifrar a sabedoria oculta em cada dança.

Através da dança oriental (dança do ventre), danças ciganas (em toda sua diversidade), indianas, havaianas, persas, italiana, danças bálcãs, circulares, diversos folclores, dança terapia, meditações guiadas, uso de oráculos, ervas, aromas, imagens, poesias, cantos,  artes manuais, métodos de Educação Somática para o desenvolvimento da consciência corporal entre outras técnicas que possam auxiliar a atingir os objetivos de cada encontro, vamos trilhando uma jornada de resgate da nossa feminilidade.

Dançando esta diversidade de danças femininas mobilizamos diferentes energias dentro de nós, ativamos as diversas mulheres que habitam em nós, despertamos energias femininas guardadas e reconhecemos as já despertas, entrando em contato com as várias faces de nós mesmas desenvolvendo a consciência de si própria.
A vivência de cada aula despertará sensações, emoções, lembranças que serão liberadas através do corpo em movimentos individuais que partem do poder criativo de nossos ventres, tornando-se uma forma de cura, integração, celebração, transformação e muito mais... que descobriremos dançando.

Aulas semanais com Saphyra (Cristiane Wilson) – Bailarina profissional, professora e pesquisadora de danças étnicas desde 1996. Atua especialmente com dança oriental, danças ciganas e indianas. Graduada em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi com especialização na Arte do Movimento – Laban. Tem se dedicado às pesquisas de dança vivenciando diretamente com as comunidades no Brasil e em diversos países, buscando além da reprodução dos movimentos, mas a essência da dança absorvida pelo contexto em que ela acontece. Sócia-proprietária da Boutique Cigana, comércio criado por sua mãe há 40 anos, atualmente segue dando continuidade a este trabalho junto ao seu espaço de danças e terapias onde oferece aulas regulares de dança, cursos, workshops, vivências e terapias voltadas a cura e resgate do feminino sagrado e autêntico. Guia do Círculo de Mulheres “Círculo Precioso”, Moon Mother preparada por Miranda Gray para oferecer a Bênção do Útero e a Cura do Útero.

A prática semanal de Danças Femininas acontece às terças-feiras 19:30 h em Saphyra Espaço de Dança ou em vivências esporádicas em datas previamente agendadas. 

Saphyra (Cristiane Wilson)

Nenhum comentário:

Postar um comentário